Existe vida fora da Terra?

Bom dia a todos. Hoje é dia 09/09/2917, mais um belo dia ensolarado e quente em Fortaleza.

Alguém duvida da existência de vida extraterrestre?

Realmente é difícil para alguns acreditar, não é mesmo? Mas que existe, existe! Não pode ser diferente. Nosso planeta é um pontinho insignificante dentro de um universo gigantesco e o Criador não daria o privilégio da existência apenas a nós.

Como seria enxergar a Terra a seis bilhões de quilômetros? Essa foto existe e foi tirada pela Voyager I a pedido de Carl Sagan. É fantástico!

Abaixo um trecho extraído da Wikipédia:

Pálido Ponto Azul (em inglês: Pale Blue Dot) é uma fotografia da Terra tirada em 14 de fevereiro de 1990 pela sonda Voyager 1, de uma distância de seis bilhões de quilômetros (40,5 AU) da Terra, como parte de uma série de imagens do Sistema Solar denominada Retrato de Família.

Nessa fotografia, o tamanho aparente da Terra é menor do que um pixel; o planeta aparece como um pequeno ponto na imensidão do espaço, no meio de um raio solar captado pela lente da câmera.[1]

A Voyager 1, que tinha completado sua missão principal e estava deixando o Sistema Solar, recebeu comandos da NASA para virar sua câmera e tirar uma última fotografia da Terra em meio a vastidão espacial, a pedido do astrônomo e escritor Carl Sagan.[2]

Vista a seis bilhões de quilômetros, a Terra é um minúsculo ponto (a mancha azulada-branca que se encontra aproximadamente no meio da faixa marrom) perdida na vastidão do espaço profundo.

Quem se lembra de Perdidos no Espaço?

Jornada nas Estrelas todo mundo lembra. Se não se lembram da primeira geração com o Capitão Kirk, devem se lembrar da segunda geração com o Comandante Jean-Luc Picard – meu preferido.

E quem se lembra dos filmes Inimigo Meu e Starman? Desses dois filmes acho que os mais jovens não lembram, mas vale a pena assisti-los.

Desde meus tempos de criança os filmes mencionados me fizeram pensar sobre encontros extraterrestres. Como seria, ou melhor, como deveria ser?

Muitos dos livros e filmes de ficção científica abordam uma Terra mais evoluída e contato com extraterrestres. Acredito que a interação com outros seres poderá ocorrer de várias formas e sempre dependerá do grau de desenvolvimento de cada um dos mundos envolvidos.

Guerra dos Mundos mostra uma possibilidade improvável, a meu ver. Esse filme – e tantos outros – retratam a mentalidade humana de hoje, ou seja, o “ter” é maior que o “ser” e invasões abusivas são inevitáveis.

A conquista e escravidão de povos, a posse de bens, a apropriação de qualquer coisa a qualquer custo são momentos humanos os quais, provavelmente, outras civilizações também viveram ou estão vivenciando, mas acredito que a evolução tende a alterar essa visão de invasão e posse transformando-as em acompanhamento e colaboração.

De todos os filmes – e muitos livros também – acho que Starman retrata muito bem como seria esse primeiro encontro se ocorresse hoje. Se puderem, assistam.

Um livro interessante é A Hospedeira onde seres de outro mundo conquistam os humanos transformando-os em pessoas dóceis e construtivas.

Agora, uma pergunta um pouco mais capciosa: Esses encontros já aconteceram ou acontecerão em breve?

Já pensaram em como seria o encontro de humanos com outras civilizações? Pois é, já me taxaram de sonhador, avoado, utopista e até aéreo por pensar e falar sobre isso.  O conforto é que somos milhares, talvez milhões a imaginar acontecimentos assim. Prefiro me autodenominar como sendo um romântico.

Em Os Mestres Universais imaginei viagens interplanetárias quebrando a premissa da impossibilidade de se ultrapassar a velocidade da luz. Impossível? Alguém duvida que algum dia se consiga esta proeza? No desenrolar do livro procurei mostrar essa façanha – e muitas outras – de forma natural. E não poderia ser diferente, não é mesmo?

Busquei um equilíbrio entre invasões e interações procurando atender a essas duas tendências – o bem e o mal – inerentes ao ser humano.

Diante do que escrevi me digam vocês agora: Sou um romântico ou lunático?

Enquanto um encontro com seres de outro planeta não ocorre, prefiro ficar com a primeira opção.

“Os Mestres Universais” chegará muito em breve e, quem sabe, poderei trocar informações e pontos de vista com todos e discutir mais sobre essas e muitas outras questões.

Desejo a todos uma ótima semana.

Milton Xavier

 

2 comentários sobre “Existe vida fora da Terra?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s